Atenção Multidisciplinar


  1. Deve estar disponível para todos os portadores de ELA já que a o atendimento em clínica de doenças neuromusculares melhoram a sobrevida.
  2. Os seguintes especialistas devem estar prontamente disponíveis para a equipe de doenças neuromusculares: neurologista, pneumologista, gastroenterologista, medico reabilitador, assistente social, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira especializada e dentista.
  3. Consulta clínica agendada a cada 2-3 meses ou mais freqüente, se necessário. Este prazo deve ser menor no primeiro semestre após o diagnóstico e nas fases tardias da doença. Pacientes com forma de progressão lenta podem ser vistos 2 vezes ao ano.
  4. É importante que, entre as consultas, a equipe de apoio mantenha contato com o paciente e familiares (telefone, carta ou e-mail).
  5. De forma ideal, externamente, o paciente pode ser acompanhado por um único neurologista em contato com o médico generalista.
  6. Os canais de comunicação e coordenação devem ser efetivos entre o hospital que abriga a clínica de doença neuromotora, as equipes de atenção primária, o grupo de cuidados paliativos e os serviços comunitários.